Resenha: Cartas de um diabo a seu aprendiz

Depois de ler "Cristianismo Puro e Simples" e resenhar para vocês, surgiu a oportunidade de ler "Cartas de um diabo a seu aprendiz". Mas essa não é uma resenha comum, essa resenha é sobre a experiência de ler Cartas de um diabo a seu aprendiz. Vocês entenderão mais a frente. 
Vamos à obra!

"Irônica, astuta, irreverente. Assim pode ser descrita esta obra-prima de C. S. Lewis, dedicada a seu amigo J. R. R. Tolkien. Um clássico da literatura cristã, este retrato satírico da vida humana, feito pelo ponto de vista do diabo, tem divertido milhões de leitores desde sua primeira publicação, na década de 1940; agora com novo projeto gráfico, tradução atual e capa dura.
Cartas de um diabo a seu aprendiz é a correspondência ao mesmo tempo cômica, séria e original entre um diabo e seu sobrinho aprendiz. Revelando uma personalidade mais espirituosa, Lewis apresenta nesta obra a mais envolvente narrativa já escrita sobre tentações - e a superação delas."

Essa é a sinopse que nos é apresentada pelo Skoob.

O livro tem o formato de cartas. Cada capítulo apresenta uma carta de Maldanado a seu sobrinho Vermelindo. Os dois personagens são demônios que trabalham em nome de Satanás. Vermelindo acabou de "se formar" e está acompanhando seu primeiro paciente, assim que são chamadas as pessoas que os demônios tentam no livro. Maldanado, muito mais experiente que seu sobrinho, aconselha-o através de cartas. Nelas, descobrimos sobre a atuação dos demônios nas vidas dos pacientes e sobre o paciente de Vermelindo. 

Por que eu disse que foi uma experiência ler esse livro? Eu já estava interessada em ler e então a Bruna Santini, embaixadora da Thomas Nelson Brasil e membro do hall de administradoras do Florescer (grupo de estudos para mulheres que faço parte), divulgou que começaria a fazer um clube do livro. Eu fiquei muito interessada, porque nunca participei de um, e entrei. O nome do clube é Poesias e nuvens e ele acontece pelo Telegram. 

Logo que entrei, aconteceu uma enquete para escolher o livro e Cartas de um diabo a seu aprendiz venceu. A Bruna explicou como tudo funcionaria, nos mandou podcast sobre fichamentos e leitura de qualidade e ainda fez um cronograma de leitura. 

Nós líamos dois capítulos por dia. O chat abria por um certo período para trocarmos ideias, dúvidas, apontamentos sobre a leitura e a Bruna enviava seus famosos áudios/podcasts sobre os capítulos. Na primeira semana, eu li todos os comentários no chat, mas eu passei horas lendo tudo. Ao longo do tempo, só fiquei ouvindo as considerações da Bruna. 

Depois dessa explanação da minha experiência, minhas considerações sobre o livro. A leitura te prende de um jeito impressionante, todo mundo falava que não conseguia parar de ler e não era diferente comigo. É bem interessante como Lewis construiu um universo para escancarar diversas verdades para nós, há toda uma estrutura entre os demônios. Você tem que prestar muita atenção aos detalhes, porque uma distração e acaba concordando com Maldanado. Há uma forte ironia quando Lewis coloca Satanás como "nosso Pai das profundezas" e Deus como "o Inimigo". 

O paciente de Vermelindo é um recém-convertido e a missão do novato é distraí-lo das coisas do "Inimigo" e fazê-lo se afundar em si próprio. É bem interessante acompanhar como as tentações são construídas, muitas vezes nas pequenas coisas e às vezes dentro da própria Igreja. Em alguns momentos, a carta nos relata que muitas coisas que acontecem não foi um diabinho na nossa orelha falando, mas nossas próprias atitudes pecaminosas e podres. O livro é bem revelador na questão de que nós somos pecadores por nossa própria carne. 

Há muitos aprendizados que essa leitura pode nos proporcionar. É um livro muito interessante, cheio de informações, revelações e tapas na cara. Quantas vezes a gente não para a leitura e diz "eu estou agindo como o paciente"?. Ele não foi feito para uma leitura desatenta, mas para realmente se dedicar e se aprofundar. Acredito que esse livro serve para observarmos nosso próprio coração e nossas atitudes, refletirmos mesmo como estamos vivendo o cristianismo. 

Foi uma experiência muito edificante ler esse livro em conjunto com outros cristãos de diversas partes do país. Às vezes, eu observava uma coisa, mas chegava no chat e alguém tinha observado diferente ou a Bruna complementava com uma explicação, um fato, uma passagem bíblica; e tudo realmente fazia sentido. (Já estou ansiosa pela próxima leitura). 

Eu recomendo Cartas de um diabo a seu aprendiz e também o clube literário Poesias e nuvens (ele está no instagram como @poesiasenuvens). Para ler o livro, você deve ter em mente que Deus é mais poderoso que tudo, estar em constante oração para compreensão do livro, entender que o livro contém altas doses de ironia e, nas palavras da Bruna, Satanás odeia quando cristão zomba dele. O livro é basicamente Lewis aplicando ousadia zombando o diabo e declarando que Jesus é forte, poderoso, Rei dos reis, Príncipe da Paz. Assim, finalizo minha resenha&experiência. Fiquem com Jesus! Espero que você tenha gostado do meu relato sobre a leitura de Cartas de um diabo a seu aprendiz! Deixe seu comentário aqui, no Instagram ou no Facebook! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações