K-pop para iniciantes

Ei, você já ouviu falar de K-pop?
Que tal entrar nesse universo musical? Vamos lá?

Quem me acompanha a algum tempo já deve ter percebido minha fixação pela Coréia do Sul e sua cultura! Meu amor pelas produções coreanas começou com as séries em 2016, só em 2017 entrei no k-pop. Mas meu primeiro contato com k-pop foi com a música Gangnan Style do DJ Psy. Vocês, provavelmente, já ouviram! ;)

Já deem o play nos vídeos para entrar no clima do post!


Em 2016, conheci o grupo Rainbow que não me atraiu na época e em 2017, a girl band Girls' Generation (SNSD) que me fez entrar de cabeça nesse gênero.

Mas o que é K-pop? K-pop é música popular coreana, o pop da Coréia do Sul. Há muitos estilos e letras, praticamente tem para todos os gostos. Se você viu um videoclipe de K-pop não generalize e ache que todos serão iguais, porque eles não são. Cada grupo tem seu próprio estilo! As músicas são bem parecidas com as americanas e até brasileiras, só que cantadas em coreano! 

Eu sou kpopper há pouco tempo e não sou uma super referência de k-pop, mas estou aprendendo pouco a pouco sobre esse mundo. Tudo o que aprendi nesse meu tempinho vou contar para vocês nesse post, para que vocês tenham uma iniciação mais tranquila no k-pop e não fiquem perdidos como eu! 
Então, aqui estão 5 fatos sobre k-pop (para iniciantes)!

Fato 1: MV.

Uma coisa que me deixava confusa era MV. Eu tinha uma suspeita do que era, mas não tinha muita certeza. Em todos os videoclipes de K-pop estava escrito logo depois do título "MV". 
MV significa Music Video, é o vídeo da música, ou seja, o videoclipe oficial mesmo. 

De exemplo, vou deixar o MV de uma girl band que conheço há pouco tempo:



Fato 2: Debut.

Eu lia e ouvia muito o pessoal falar dos Debuts de grupos, cantores, etc. Então, fui atrás do que era. 
Debut é a estreia do grupo no k-pop. Quando eles lançam suas primeiras músicas, com primeiro álbum e MV. Eu faço a referência com as debutantes de 15 anos que se "apresentam" para a sociedade. 

Fato 3: Heart Finger. 

Você já deve ter visto coreanos fazendo esse sinal em fotos:
Digam Oi para a atriz Park Bo Young
Esse gesto nada mais significa que um coração com a mão, como o nosso coração com as duas mãos. Também pode significar "eu te amo", mas de um jeito bem informal e brincalhão. Já li que essa é a forma mais real de simbolizar um coração já que a mão tem o tamanho aproximado do seu coração e os dois dedos são posicionados como a veia cava superior e a aorta.

Fato 4: Ídolos de k-pop em doramas. 

Sim! Você pode encontrar um ídolo de algum grupo em um dorama eventualmente. Eles são incentivados a participar das séries para divulgar e promover seu grupo, às vezes pode vir no combo uma participação musical do grupo na trilha sonora! 
Eu acho esse fato incrível, porque os ídolos são extremamente talentosos, além de cantar e dançar, também atuam! 
Essa tática funcionou muito comigo! Conheci Girls' Generation através do dorama Love Rain, no qual a artista Yoona atuou. Fui pesquisar sobre ela, descobri a girl band e me apaixonei! 
Segue o trailer do dorama!

Fato 5: Bias.

Bias é o seu integrante preferido do grupo. Simples. É o ídolo que mais te representa, que você mais ama, se importa e torce. 
Aqui vão dois exemplos de Bias minhas:
Yoona do Girls' Generation e Oh!GG
Jihyo do Twice

Fato Bônus: Comeback

Comeback é quando o artista ou grupo retorna de um tempo parado, de descanso. Eles lançam um novo single e álbum, então uma nova tour de shows se inicia. 
O último comeback que acompanhei foi do Twice com o álbum Yes or Yes. Segue o single!



Espero que vocês tenham gostado de aprender sobre Kpop comigo! 

Vocês podem observar que meus exemplos são sempre sobre girl groups, bom, estou aprendendo a gostar de boy groups ainda! As meninas arrasam muito! 
Desculpa se falei alguma besteira! Podem me corrigir, porque sou nova no Kpop ainda e cada dia estou aprendendo um pouco mais! Pesquisei para confirmar os fatos, mas vai que entendi errado, não é mesmo?

E se vocês têm alguma outra dúvida sobre Kpop ou Doramas, podem me perguntar!
__________________________
Instagram: @umaxicaradecafepf
E-mail: umaxicaradecafepf@gmail.com
Facebook: Uma Xícara de Café, Por Favor 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações