Resenha: O Avanço da Fênix

 

Príncipes, dinastias, muitas brigas, vilões surgindo do nada, cenas de luta com espadas e um trono que todo mundo quer. Eu não estou falando de Game of Thrones, mas esse é um nome que combinaria. Estou falando de O Avanço da Fênix. Vem comigo que vou falar mais sobre ele nesse post!

A resenha de hoje é um pouco diferente. Ela tem a versão em vídeo no meu IGTV (@umaxicaradecafepf). Mas para aqueles que preferem ler as resenhas, estou postando em forma de texto. Espero que vocês gostem de ambos os conteúdos! 

O Avanço da Fênix (também conhecido como The Rise of Phoenixes) é um C-drama de 2018, ou para os íntimos (e generalistas): dorama. Seu gênero é político-histórico, romance e drama. Aqui no Brasil, foi distribuído pela Netflix. A história é baseada no livro Huang Quan de Tianxia Guiyuan.

O Avanço da Fênix (2018)

Particularmente, eu procrastinei começar, porque são 70 episódios com mais ou menos 45 minutos. Assusta um pouco, não é? Eu me arrependo um pouco por não ter visto quando a Netflix estava lançando aos poucos, mas pelo menos não tive que esperar pelo fim. 

A história começa com o Príncipe de Chu: Ning Yi, interpretado pelo ator Chen Kun, sendo liberado do Templo Zhongfeng após passar oito anos preso depois de ter cometido traição contra seu pai: o Imperador Ning Shenzeng. Ning Yi só quer levar uma vida tranquila costurando para a alta sociedade do Império de Tiansheng, assim exercendo seus aprendizados de alfaiate que desenvolveu enquanto preso. 

Chen Kun como Ning Yi, o Príncipe de Chu.

O Imperador tem outros planos. Já que o filho está muito sozinho, o imperador planeja casar o Príncipe de Chu com a filha do Coronel Qiu. Aí que surge nossa outra protagonista. 

Nini interpreta Feng Zhiwei, a sobrinha do Coronel Qiu. Ela, sua mãe e seu irmão gêmeo moram de favor na casa do tio. Ninguém sabe a identidade de seu pai e ninguém ousa tocar no assunto. 
NiNi como Feng Zhiwei

Quando o imperador envia o pedido de casamento entre a prima de Zhiwei e Ning Yi, seus tios planejam enviar Zhiwei no lugar fingindo ser a prima. Por que isso?  Porque o Príncipe de Chu não tem uma boa fama. Lembra que ele era o Príncipe que acabou de sair da prisão depois de trair o próprio pai, não tem poder, nenhum aliado, família forte apoiando, e não está interessado no trono supostamente; além de ter uma mãe que foi praticamente expulsa do harém imperial. Quem gostaria de ser ligado a esse cara? 

A Família Feng

É claro que a Zhiwei não quer casar com o Ning Yi. Então, ela não fica quieta se passando por sua prima e vai atrás de Ning Yi para tentar desfazer o acordo do casamento. 

Mais tarde, percebemos que Ning Yi não é tão apático assim em relação à corte e que tem um passado para vingar. E a inocente Zhiwei se vê aprisionada em uma acusação falsa tendo que criar uma identidade. 

Esse é o quadro inicial do dorama. Claro que não fica só nisso. A história caminha para casos de traição, um enganado o outro, envenenamentos, identidade falsa e muito mais. Além de conter brigas de dinastias e boatos sussurrados pelo império. Tiansheng, o império atual, nasceu depois de ter derrubado o Império de Dacheng e isso faz apenas dezoito anos. Então, o medo de existirem remanescentes do império anterior é muito real, ainda mais quando começam boatos de que o "último príncipe de Dacheng" ainda está vivo. 

Uma pergunta que permaneceu até o final foi: Quem é a fênix da história?
Achei incrível como os personagens foram construídos para terem arcos de fênix. Eu me peguei perguntando várias vezes: Ele é a fênix? Não, acho que é esse aqui. Mas a resposta só vem mais para o final. 
O Imperador de Tiansheng: Ning Shenzeng
Gosto da maneira como os personagens são reais e possuem defeitos, qualidades, inteligência e todos possuem histórias pregressas intensas. São personagens cativantes que te guiam pela história com leveza. Eles te fazem amá-los, odiá-los (chegou uma hora que odiei todo mundo), chorar com eles, rir com eles. É claro, para sustentar várias tramas por tantos episódios só amarrando muito bem todos os personagens. 

Eu vi a série como novela: um episódio por dia. Mas começou a ficar tão boa que atropelei o cronograma e comecei a ver vários episódios por dia. Em nenhum momento, a história fica massante. Sempre está caminhando, se desenvolvendo, crescendo e surpreendendo. Realmente te prende e você não percebe que são 70 episódios mesmo. O roteiro é excelente. As falas, as cenas, a carga dramática. Tudo perfeito!

A história não subestima quem está assistindo, mesmo se utilizando de vários flashbacks. Você sempre tem que estar atento, porque às vezes um detalhe pode fazer a diferença. A linguagem é mais lenta sim, porque estamos falando de uma série asiática e elas têm uma linguagem mais calma e tranquila. Mas eles não perdem o ritmo quando a cena pede uma coisa mais ágil. O Avanço da Fênix tem um ritmo perfeito que te carrega pelas tramas do império.
Ning Yi e Feng Zhiwei

O romance tem um quê de Romeu e Julieta com histórias épicas e uma trama que brinca com "inimigos à amantes". É um casal inteligente que mesmo em um período medieval (no Ocidente) e tradicional chinês, constrói um relacionamento de respeito, carinho, pureza e inteligência. É cada olhar que eles trocam que deixa qualquer cena de beijo no chão. É palpável o amor deles. E é lindo acompanhar o desenrolar desse romance. 

Uma questão que me deixou encantada foram os detalhes. A música tem um significado importantíssimo nas cenas, não é somente jogada ali para completar trilha. As roupas, os cenários, as ações, os comportamentos, cada coisa tem um significado na construção da história. Isso é o básico do audiovisual, mas é lindo demais ver um uso eficiente e inteligente de cada área. Enche os olhos. 

O Avanço da Fênix, provavelmente, foi o dorama que mais me fez chorar. (Acho importante dizer que essa série tem gatilhos fortes, então se você é mais sensível talvez tenha que pensar se deve ver.) Eu perdi as contas de quantas vezes chorei e olha quem não sou de chorar. Mas justamente porque me fez chorar, percebi que ele me tocou. Eu me envolvi com a história, com aqueles personagens. E isso é um grande feito, então eu precisava compartilhar minhas sensações sobre ele. 

O Avanço da Fênix é sobre lealdade, vingança, família, amor, amizade, honra e poder. Esses são os valores que me marcaram nessa narrativa. Ao longo da história, você percebe quais valem a pena construir ou não. E principalmente, o preço de cada um deles. 

O dorama tem dez nomeações noticiadas pelo IMDB, das quais ganhou oito, dentre elas melhor atriz e ator, melhor direção de arte, melhor direção de fotografia e melhor série dramática. Ouso dizer que O Avanço da Fênix é um dos melhores dramas político-históricos de agora. E vale a pena assistir, por mais que tenha que ficar com um pacote de lenço ao lado. 

Espero que vocês tenham gostado da resenha! Me contem o que acharam e se já viram essa série! Vamos conversar sobre O Avanço da Fênix e sobre nossas impressões sobre ele. Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações