Dica de Série: Coisa Mais Linda

Em meio a tantas discussões sobre a valorização do audiovisual brasileiro, a série Coisa Mais Linda vem mostrando a importância da produção nacional. 


Coisa Mais Linda foi lançada pela Netflix em 22 de março de 2019. Ela conta a história de Malu, uma paulistana que se muda para o Rio de Janeiro atrás de seu marido Pedro. Malu e Pedro iam montar um restaurante no Rio, mas ao chegar Malu vê que ele roubou todo seu dinheiro e fugiu. Desesperada, a moça vê todos os seus sonhos frustados, mas não seria uma chance para tomar as rédeas da sua vida? Junto de Adélia, Lígia e Thereza, Malu vai se redescobrindo em um mundo dominado por homens. 
Maria Luiza é a protagonista da série, mas a história é muito mais do que ela. A série é sobre essas quatro mulheres tentando sobreviver e conquistar seu espaço em uma sociedade totalmente machista. Cada personagem nos ensina algo de valor, e não há história de Coisa Mais Linda sem a amizade dessas mulheres. 
Com uma fotografia maravilhosa, a produção traz todo o calor, encantamento e romance do Rio de Janeiro do final dos anos 50. A trilha sonora nos envolve na paixão por uma de nossas melhores heranças nacionais: a Bossa Nova! Impossível não lembrar de Vinícius, Toquinho, Jobim, Caetano e Chico Buarque. (Nota: essa resenha está sendo embalada por uma playlist de Bossa Nova!) A própria música tema da série é a icônica "Garota de Ipanema". 
As personagens se entrelaçam suavemente pela história, assim como a Bossa. As personagens femininas são bem construídas, complexas, apaixonantes, fortes, cheia de sonhos, conquistas e inspiradoras. 
Além disso, a série conversa conosco. Ela não é só um relato do Brasil dos anos 50, mas um reflexo da atualidade. As situações em que as personagens são colocadas nos revoltam muitas vezes, mas mesmo hoje, muitas mulheres brasileiras passam pelo mesmo. A produção não passa de um alerta para as heranças machistas que nossa sociedade ainda perpetua. Cerca de 50 anos depois, a sociedade brasileira tem muito o que evoluir. As mulheres ainda são subjugadas, violentadas e desrespeitadas. 
Coisa Mais Linda é uma série completa e muito bem feita. Ela nos faz refletir, amar e nos orgulhar do nosso país. A série me fez lembrar de outra produção: o filme Rio 40 Graus (1955), outro produto brasileiro que vale muito a pena ver! Com uma produção tão bem feita, Coisa Mais Linda nos faz querer conhecer mais do audiovisual brasileiro. O Brasil tem qualidade sim e produz muita coisa boa! A visibilidade de um produto brasileiro pode dar visibilidade para outros. Nós precisamos da produção nacional para nos conhecer culturalmente, valorizarmo-nos e refletir sobre a nossa própria sociedade. Por que quem melhor do que brasileiros para falar sobre o Brasil? 

E se eu não te convenci a ver Coisa Mais Linda, aqui estão: 6 Motivos! 


Ficha Técnica:
Data de Lançamento: 22/03/2019
Onde ver: Netflix
Nº de Episódios: 7 de 60 min
Gênero: Drama, Romance.
Elenco: Maria Casadevall, Patrícia Dejesus, Fernanda Vasconcellos, Mel Lisboa.


Sinopse (Adorocinema): Na São Paulo do final da década de 50 está Maria Luiza, uma moça conservadora e completamente dependente de dois homens: seu pai, Ademar, e o marido dela, Pedro. No entanto, sua vida toma um rumo completamente diferente quando Pedro desaparece ao viajar para o Rio de Janeiro a fim de montar um restaurante. Maria Luiza, é claro, segue os rastros do marido, mas acaba transformando o sofisticado restaurante em uma casa noturna. Em terras cariocas, essa jovem passa então a descobrir um novo mundo na companhia de mulheres feministas e liberais e ao som da Bossa Nova.

Quero saber de vocês: Já viram a série? O que acharam?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações