Twilight proibido em escolas primárias australianas

Escolas primárias da Austrália estão proibindo os estudantes de lerem os clássicos livros adolescentes da série Twilight por serem muito racistas e contrariarem crenças religiosas.
Bibliotecários removeram os livros das prateleiras em algumas escolas fundamentais porque acreditam que o conteúdo é muito sexual e vai contra renças religiosas.
Eles até pediram para os pais não deixarem as crianças levarem suas cópias dos bestsellers de Stephenie Meyer – que exploram o caso amoroso entre uma adolescente e um vampiro – para a escola.
O colégio Santa Sabina em Strathfield estava tão preocupado sobre a Twilightmania que os professores promoveram um seminário para estudntes do sexto ano para discutirem os temas sexuais e sobrenaturais nos livros. A bibliotecária chefe Helen Schutz disse:
“Nós não temos uma política de censura mas os assuntos da série Twilight são bem diferente dos clássicos de Harry Potter. Não estão disponíveis na nossa biblioteca por este motivo.”
Ela disse que crianças mais jovens lêm os livros – que se tornaram em um blockbuster no cinema – pois assim podem “falar sobre o que está na moda e serem parte da turma legal.”
Mas os professores se dirigiram aos estudantes primários por entenderem que eles podem ser muito jovens para lidar com temas adultos.
“Há muita preocupação por parte dos professores e nós imaginamos que haveria preocupação por parte dos pais,” disse a senhora Schutz.
“Nós queremos ter certeza de que eles entendam que isso é ficção e que eles não tenham uma visão errada da realidade.”
Os quatro livros da série Twilight traçam o romance entre Bella Swan, que se muda para uma nova escola, e Edward Cullen, um galã misterioso que pertence a uma família de vampiros.
A linha entre realidade e ficção foi confundida anteriormente pelas especulações constantes sobre os astros Robert Pattinson e Kristen Stewart estarem namorando fora das telas.
O porta-voz do escritório de educação católica Mark Rix disse que as escolas por si mesmas devem decidir se os livros são impróprios ou não.
“Isso se refere a uma decisão da escola manter sob sua vigilância o que as crianças estão lendo,” Sr Rix disse. “Alguns estudantes primários não estão prontos para lerem Twilight. Isto posto, alguns estudantes do segundo grau também não estão prontos para ler…’
A bibliotecária chefe da escola para garotas Queenwood School de Balmoral Heather Voskyl disse que apenas estudantes do último ano são permitidos de emprestarem estes livros na biblioteca.
“Não há muitos livros para os grupos do quarto ou quinto ano então eles sõ rapidamente empurrados para grupos de leitura mais adultos. Há um desencontro entre o seu nível de maturidade e seu nível de leitura,” ela disse.
A escola de educação primária de Picton, St Antony Catholic School pediu aos pais para não deixarem seus filhos levarem os livros para a escola.
Emmy Payten, 10, de Bellevue hill, leu 3/4 do primeiro livro de Twilight.
“Eu sei que é tudo fantasia. Eu acho que é muito bom, realmente interessante e em algumas partes muito divertido,” ela disse.

PS: Que bom que aqui no Brasil...não fizeram isso...e que nós aqui podemos ler a Saga tranquilamente...ufa!!

Fonte: Foforks..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fanfics fofissimas do Percy e da Annabeth!