Isolamento Social

Em meados de março, tomei a decisão de dar um tempo em todas minhas redes sociais. Notei que elas estavam consumindo meu tempo, meu esforço, eu estava me dedicando muito a todas elas e isso estava me prejudicando.


Tomada a decisão. Tomei fôlego e desloguei de todas elas. Nos primeiros dias, me senti aflita. O que acontecerá enquanto estiver fora? As pessoas sentirão minha falta? E se eu perder algo importante?
Ao longo do tempo, me desvencilhei. Não importa o que acontece lá, eu decidi sair.
Algumas semanas depois da minha decisão, vem a notícia: quarentena sem previsão de volta.
Entre tantas preocupações, algumas gigantes, outras pequenas, uma pequena aflição que surgiu foi: estou fora de todas minhas redes sociais, é possível sobreviver à quarentena sem elas?
Comecei a ficar ansiosa por não saber o que acontecia nas redes sociais enquanto a quarentena começava, não saber o que ninguém estava fazendo. Com o passar das semanas, dentro de casa, fora das redes sociais, me acostumei com essa vida sem redes sociais.
E digo que foi bom estar fora. Eu não vi o pânico das pessoas estampado na internet. A maioria das notícias que tinha eram dos canais oficiais de comunicação. Algumas fake news vieram pelo whatsapp, mas eu as desmentia com informações oficiais. Eu não vi o desespero das pessoas dentro de casa. Eu aprendi a lidar comigo mesma na quarentena, apenas meus pensamentos, minhas ansiedades, minhas dúvidas... Não desperdicei meu tempo nas redes, deixando com que chegasse ao tédio ou a ansiedade por todos estarem isolados em suas casas. Avancei grandemente no TCC, avancei na leitura que estava presa, aumentei a lista de filmes vistos, assisti várias séries que queria, fiz bolo, fiz pão. Reaprendi a viver sem ter que afirmar minhas decisões ou pensar na foto perfeita. Eu nunca levei as redes sociais tão a sério na minha vida, mas quando passei um tempo fora vi o quanto elas me consumiam.
Apenas um dia entrei no Instagram e foi no meu aniversário. Sim, eu faço parte dos sortudos de abril que estão fazendo aniversário na quarentena. Decidi fazer uma live porque a comemoração que queria não aconteceria, certo? Entrei no Instagram, fiz minha live de aniversário e saí no mesmo dia às 24h. Bem, Cinderela, sim.
Essa não é minha nota de saída das redes sociais, que fique bem claro. Estou voltando a elas. Voltarei a estar logada e ativa. Mas tiveram algumas coisas que notei (não acho que tenha aprendido): Seus amigos verdadeiros estarão com você independente de estar em rede social ou não. Eu estive fora, e não senti falta deles (digitalmente falando, porque estou com saudades de todos eles). Conversamos várias vezes por mensagens e até mesmo por vídeo-chamada!
É clichê dizer que nossa vida é maior que rede social, mas é verdade. Estar fora te dá noção das coisas. Seu valor não está em quantas curtidas ou visualizações teve. Você é maior que isso!
As redes sociais são o espaço perfeito para se comparar, estar fora delas aumenta sua autoestima (por mais que você esteja sem uma maquiagem há quase um mês). Eu me olho no espelho e digo: você está bonita. Meu padrão de beleza e comparação sou eu comigo mesma, e isso é o que sempre deveria ser.
Outra coisa, sua presença não faz diferença na roda da Internet. É meio triste, talvez pesado afirmar isso, mas é real. Meus amigos mais próximos só perceberam que eu estava fora quando eu falei. Nós não somos o "alecrim dourado que nasceu no campo". Um sai para que outro entre, e a roda continua a girar, girar, girar, sem parar e rapidamente. E está tudo bem perceber como somos pequenos nessa imensidão de caracteres e pessoas.
Então, estou retornando as redes sociais e admito que estou ansiosa. É gostoso estar fora, mas é legal estar dentro. Tenho medo que o pânico, tédio e ansiedade da quarentena se instalem em mim. Já superei meus próprios medos na quarentena, tive tempo para lidar com eles sozinha. Estou pronta para ser bombardeada pelas informações dos outros? Eu quero isso? Sinceramente, não sei se a melhor ideia é voltar, mas estou voltando. Agora torço para que eu volte com uma nova visão, um novo conceito, mais preparada e firme em mim mesma. E caso eu sinta que estou me afogando de novo, eu dou um tempinho fora mais uma vez.
O que deixo para você é: tire um tempo fora das redes sociais também. É bom para a saúde mental, espiritual e até física. Você vai se agradecer!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações