Resenha “Cristianismo Puro e Simples” de C. S. Lewis


Eu conhecia C. S. Lewis por ser o escritor de “As Crônicas de Nárnia”, até que ouvi sobre seus outros livros. “As Crônicas de Nárnia” já havia sido uma leitura prazerosa, mas com uma linguagem um pouco difícil. Busquei me informar sobre outros livros de Lewis e todos me falaram que eram livros bons, mas complexos. Eu me interessei por “Cristianismo puro e simples” depois que me disseram que era uma leitura essencial para todo cristão. Ganhei o livro, o que me deixou bem feliz. Mas aquela dúvida: será que o livro é realmente essencial? Se você quer saber minha opinião, vem comigo!


Para vocês saberem, comecei a ler em agosto de 2019 e só fui terminá-lo semana passada. Admito que abandonei várias vezes, mas me organizei e consegui terminá-lo.

Vamos à sinopse: “Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC convidou C. S. Lewis para fazer uma série de palestras pelo rádio. Foram programas que, ao final, deram um sentido novo à vida de milhares de adultos de todas as classes e profissões.
O livro 'Cristianismo puro e simples', que colige essas preleções legendárias, veio a ser considerado a mais popular e acessível de todas as obras de Lewis, lembrando-nos daquilo que é mais importante na vida e apontando-nos o caminho da alegria e do contentamento.

Esta edição nos recorda de uma ocasião em que C. S. Lewis foi capaz de dar conforto e consolação a milhões de pessoas num tempo de guerra e de incertezas, mas suas palavras são tão pertinentes agora quanto em qualquer outra época.”


O livro é dividido em quatro partes, cada uma delas fala de temas diferentes que se complementam e vão construindo o raciocínio. Os capítulos, em sua maioria, têm 12 páginas.
No início, eu achei o livro extremamente difícil, porque estava bem filosófico, teórico e abstrato. Fiquei bem confusa. Mas então o livro entrou com aplicações para a nossa vida e tudo fez sentido.

Alguns livros precisam que se entendam o contexto em que foi escrito. Esse foi na Segunda Guerra Mundial. As pessoas estavam confusas quanto à vida e o que se esperar. Havia uma necessidade de entender seu propósito. O interessante é observar que cerca de 80 anos depois, estamos sedentos pelas mesmas coisas. C. S. Lewis faz algumas referências ao período em que viviam, mas ainda sim o livro é muito atual. Não importa o ano, o ser humano sempre desejará as mesmas coisas.

O livro não tem uma denominação direcional. Logo no início, Lewis deixa claro que é para todos os cristãos. Todos aqueles que tem Cristo como Salvador, e até para aqueles que querem compreender o cristianismo mais profundamente. “Cristianismo puro e simples” se declara como um livro com temas básicos a todos os cristãos, os assuntos mais procurados, mais debatidos e aqueles que são igualitários para todos que pertencem ao cristianismo.

Há tanto para se falar sobre esse livro, porque aborda temas extremamente ricos. Temas até que geraram coleções de livros, por exemplo, moral, salvação, Espírito Santo etc. Lewis faz uma breve exploração de temas principais para o cristianismo, conduz você a um entendimento simplificado, mas diversas vezes avisa o leitor que se fosse explorá-lo mais profundamente teria que escrever um livro só sobre o assunto.

O que todos os leitores concluem é que “Cristianismo puro e simples” é um livro que todo cristão deve ler e ainda o ler várias vezes ao longo da sua vida. Claramente, em cada momento da sua vida, você vai perceber algo novo e reaprender um tema. Eu gosto de carinhosamente o chamar de “Pequeno Príncipe Cristão” (As pessoas dizem que O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupèry deve ser lido várias vezes ao longo da vida e cada vez você interpretará de uma forma).

“Cristianismo Puro e Simples” é um livro extremamente rico. A leitura é difícil, porque Lewis usa uma linguagem bem elaborada e estruturada. Suas ideias podem ser complexas muitas vezes, mas isso mostra o quanto ele era um homem inteligente e com um conhecimento aprofundado sobre a Bíblia. A parte boa de sua complexidade é que Lewis recomenda que se você estiver com dificuldade, pule. Não fique estagnado naquilo, ore e continue a leitura. Um dia, ao voltar para o texto você compreenderá, mas deve aguardar ter mais conhecimento e maturidade às vezes.

Acho que depois de tudo isso, vocês já entenderam que concordo que o livro seja essencial para os cristãos, não é? Ele aborda tantos assuntos que ainda precisamos compreender. Ele é tão profundo, atual, bem escrito. O livro abriu meus olhos para muitos temas, mas admito que tenho que o ler muitas vezes mais ao longo da minha vida. É impossível absorver tudo em uma única leitura. Mas pensem em um livro bom!

É claro que recomendo “Cristianismo puro e simples”! Minha dica é você ler um capítulo por dia, foi assim que consegui terminá-lo. É uma leitura pesada para tentar ler em “uma sentada”, ele precisa ser respirado, pensado, refletido e orado. Mas deixe-se levar pelos pensamentos de C. S. Lewis, fará muito bem para você.

Esse livro foi concebido em uma época que não havia esperanças, então Lewis falou ao povo sobre esperança e os verdadeiros propósitos dos cristãos nesse mundo. Penso que este livro pode falar muito aos corações na época em que estamos. Há incertezas e algumas pessoas estão perdendo suas esperanças. Renove suas esperanças com “Cristianismo Puro e simples”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações