A História do Blog


Hoje, o blog “Uma xícara de café, por favor” completa onze anos. São muitas histórias, muitas coisas pelas quais passamos. Venha conhecer como o blog começou!
Talvez, esse seja um texto um tanto saudoso, mas espero que seja prazeroso conhecer mais do blog e de mim. 

Há onze anos, criei esse blog. Tudo começou comigo indicando séries, sim desde sempre falando sobre séries! Desculpem-me, mas eu não recordo o primeiro nome do blog. Só lembro que, como todo adolescente, eu queria encontrar minha voz no mundo. Então, pensei que um blog seria uma boa forma de procurar.

Então, houve um hiato no blog e eu me interessei loucamente pela série Crepúsculo. Eu era Twilighter, ainda sou um pouco, mas não naquele nível. Decidi dedicar o meu blog integralmente à Crepúsculo (vide alguns anos atrás do Arquivo do blog que só se fala da série). O primeiro nome que dei ao blog na “era crepúsculo” não lembro ao certo também. Observem que eu mudava o nome constantemente, mas recordo que ele teve uma fase em que se chamava “Crepusculinho”, porque gostei do nome das tirinhas do Robson Reis (o plágio, meu pai).

Quando eu aprendi sobre plágio, eu me senti nada criativa, então inventei o nome “Forks’s Diary”. Para quem não conhece Crepúsculo, Forks é a cidade onde a história ocorre. Meu blog seria um jornal de notícias da série, bem New York Times, Folha de São Paulo.

Inspirada em outras Twilighters, escrevi algumas fanfics de Crepúsculo (eu sou fanfiqueira sim. Você pode encontrar algumas delas nos arquivos). Peguei gosto por escrever. Escrevi pequenos poemas, textos e alguns contos. Então me interessei por escrever e nasceu meu sonho de escrever um livro. Comecei a escrever meu primeiro livro de fantasia, e veio a ideia de criar um blog onde eu escrevesse como se fosse uma personagem e contasse minha história. Já vou avisando que a ideia não vingou. A escrita sempre foi me cativando cada vez mais.

Em 2011, conheci a série Percy Jackson e ampliei o Forks’s Diary. Eu não queria falar apenas sobre Crepúsculo, mas sobre os livros que eu gostava. Os temas do blog se ampliaram aos poucos, e eu comecei a criar um blog para cada assunto que gostaria de falar. Lembro que teve uma época que eu tinha uns três blogs.

Eu não lembro ao certo quando foi, mas um dia resolvi unir todos os blogs em um só. Uni todos no Forks’s Diary, porque era o maior de todos e tinha o nome que eu mais gostava. Forks’s Diary se tornou meu espaço. Comecei a postar meus textos, minhas histórias, ao mesmo tempo que falava de Crepúsculo e Percy Jackson, mas o leque só ia aumentando.

Chegou o momento que Forks’s Diary não me representava mais. Crepúsculo sempre faria parte da minha história, mas não era o centro dos meus gostos. Assim, surgiu “Uma xícara de café, por favor”, porque se existe algo que sempre está presente nos meus dias é café. Aos poucos, fui concentrando os temas, me conhecendo e observando o que eu gostava de falar.

Aprendi muitas coisas com o blog, criei meu próprio espaço na internet, me conheci através dele, criei um local para guardar minhas memórias e observar o quanto evoluí. Ao vagar pelo blog, percebo como nossos gostos, prioridades, pensamentos se transformam. Toda minha adolescência está aqui. E talvez tenha sido mais fácil passar por ela, porque eu tinha um espaço para desabafar meus “grandes problemas da adolescência”. A todos os adolescentes que me leem, escrevam, seja um blog ou um caderno. Eu também tive Crepúsculo para ocupar minha cabeça, então realmente uma série de livros pode te ajudar a passar por diversos momentos da sua vida. Crepúsculo foi a série que me fez entrar de vez no mundo dos livros, das histórias, e eu sou grata pela Stephanie Meyer ter escrito um romance bobinho sobre vampiros. Acredito que tudo na vida tem um propósito.

Alguns podem dizer que meu blog é pequeno. Por muito tempo, o escrevi em busca de números, mas um dia notei que números não importam, mas sim o que ele passa. Eu sou humana e às vezes, noto como ele não tem um grande alcance, mas isso realmente não importa. Agora reflito que se uma pessoa for tocada, uma pessoa sorrir ao ler minhas postagens, já valeu a pena.

A sensação de entrar na edição de um post, de pensar em sua estrutura, as palavras e frases que vou usar, até a parte de clicar em postar, nunca muda. Sempre dá um frio na barriga. Será que esse post foi legal? Eu passei a ideia que queria? Não importa quanto tempo fique sem postar, sempre será assim.
Ampliei o blog para outras redes, como Facebook, Instagram e até e-mail! Foi uma grande novidade e experiência. Ainda estou aprendendo como ampliar o blog por lá, então preciso de paciência de vocês. Mas creio que estou caminhando para uma identidade visual legal e aos poucos, vou me desenvolvendo.

Quero que “Uma xícara de café, por favor” seja um espaço aconchegante, quente, confortável, doce e familiar, assim como uma boa xícara de café. Quero que o blog aqueça corações e seja um lugar de troca, um lugar de crescimento e boas conversas.

Quando olho para toda história do blog, vejo que minha história está intrinsecamente unida a ele. A união do blog e Crepúsculo me fizeram perceber que eu gostava realmente de contar histórias, uma coisa foi juntando a outra e cheguei na minha faculdade de Rádio e Tv. E está aí, assuntos que não me canso de falar: histórias, seja séries, livros, filmes, ou a própria Bíblia. Aqui gosto de contar e refletir histórias. Sirva-se de uma xícara de café e vamos conversar.

Agradeço a cada palavra de conforto, cada mensagem, comentário, crítica ou parabenizações. O blog é muito importante. E espero que ele seja um ambiente agradável para vocês. Se eu não desisti nesses onze anos, em parte foi por causa do carinho dos leitores. Obrigada por fazer parte dessa história! E obrigada por ler até aqui essa jornada! Deus abençoe vocês!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações