Por que ler livros cristãos?

Fonte: Pinterest
É difícil criar o hábito da leitura, mas não impossível. Eu demorei para perceber a importância de ler livros cristãos, mas quando me aprofundei percebi que é algo importante.


Os cristãos são incentivados a ter uma vida devocional ativa e constante. Assim, mantemos o contato com o Pai todos os dias, alimentamos nosso espírito com a Palavra, crescemos no conhecimento do Pai e de sua obra, criamos laços com Deus. Esse hábito saudável de uma vida devocional nos leva a interpretar a Bíblia e nos aprofundar nela. Ler a Bíblia todos os dias junto com a oração são pilares da vida cristã.

Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. Mateus 6:6 NVI

Nós conhecemos a Deus através de sua Palavra e oração, mas também através da pregação, reuniões com nossos irmãos, conversas, conselhos. Deus é um Pai relacional. Ele gosta de se revelar pelo relacionamento com os outros. Deus quer que você converse com Ele e construa relacionamentos saudáveis com seus outros irmãos.

Assim, Deus deu um dom para cada filho. Os dons se complementam e dão vida ao corpo de Cristo. Cada filho, recebe um dom que deve ser usado para glorificar a Deus, edificar a sua Igreja e abençoar seus irmãos.

“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;
a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito;
a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.
Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
1 Coríntios 12: 4-12 NVI

Todos nós devemos ler e refletir acerca da Bíblia, mas também devemos conversar sobre ela com nossos irmãos. A passagem acima fala sobre os diferentes dons que o Espírito distribui, alguns irmãos têm o dom de refletir sobre a Bíblia, suas aplicações e ainda escrever sobre isso.

Cada cristão está em um caminho na fé, alguns tem mais maturidade porque caminham há muitos anos com Cristo, outros há pouco tempo. O ponto que quero chegar é que alguns cristãos são chamados para escrever sobre Cristo através de livros. O Espírito pode distribuir o dom da pregação, milagres, intercessão e a outros, a escrita. Todos são igualmente necessários para a obra de Deus.

Ler livros cristãos pode fazer você analisar algo que não tinha observado em uma passagem; abrindo seus olhos para aquilo; analisar as passagens em seu cotidiano; edificá-lo; ensinar assuntos novos. Os escritores compartilham seu conhecimento da Palavra e é importante você refletir com diversas opiniões, histórias.

Para iniciar a leitura de livros cristãos, eu recomendo que você procure na biblioteca ou livraria da sua igreja. Certamente, os livros que estão ali foram analisados por seu pastor. Caso sua igreja não tenha uma biblioteca ou livraria, peça indicação a seu pastor, ele saberá falar autores que tem muita autoridade e conhecimento.

Livros cristãos sérios são sempre escritos baseados nas Escrituras. Aconselho você a ler sempre consultando a Bíblia. Por isso, uma vida devocional atrelada a livros de bons autores pode te ensinar muito. É extremamente importante ter um conhecimento bíblico. Deixo bem claro que ler livros cristãos não exclui a leitura da Bíblia! Um livro sério te incentivará a ler a Bíblia diariamente, qualquer opinião contrária abandone-o imediatamente.

A leitura desses livros pode te dar mais sede de conhecer a Deus, além de você aprender temas que nunca aprenderia lendo a Bíblia sozinho. Você conhecerá as histórias, testemunhos de outros cristãos, e pode tirar suas dúvidas acerca de assuntos que não compreendeu tão bem na Bíblia.

Em um vídeo que vi esses dias do JesusCopy, Douglas disse que Deus deixou toda a sua história, a revelação de sua Palavra e obra em um livro. Deus escreveu um livro, então como ele não continuaria utilizando livros para nos edificar? (Vou deixar o vídeo para você ver ao final do post)

Livros cristãos te fornecem argumentos sobre a Palavra, te firmará na fé, fará você concluir pensamentos acerca da igreja, da obra; além de se aprofundar na Palavra, entre muitas outras coisas. O que posso afirmar é que você crescerá muito na fé tendo uma vida devocional diária unida a leitura de bons livros cristãos.

Espero que tenha passado verdadeiramente a importância de ler livros cristãos, se você conhece outras, deixe seu comentário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações