Um ano, uma reflexão

Essa foi minha reflexão do final do ano passado. Nunca tinha feito isso antes, mas senti de compartilhar sobre meu ano. Postei nas minhas redes sociais pessoais no final de dezembro como um fechamento do ano. Foram tantas pessoas que se sentiram tocadas, que tomei a decisão de compartilhar aqui também. Talvez essa seja uma história que você também precise ouvir! 
Eu nunca tive uma autoestima alta. Talvez na minha infância, mas na minha adolescência me tornei extremamente tímida. Sempre lutei contra isso. Passei minha adolescência me julgando por ser tímida e isso não fez nada bem para minha autoestima. No começo desse ano (2019), eu estava com ela muito baixa. Até que no Carnaval desse ano eu fui a um acampamento. Nesse acampamento, Deus usou a vida de muitos para demonstrar Seu amor por mim. Aprendi muito nesse feriado. Não, eu não deixei de ser tímida ou ter a autoestima baixa, mas eu comecei a entender que Deus me ama e me ama do jeito que sou, se eu tiver que mudar minhas características será através Dele e não por minhas forças.

O último ano da faculdade começou e com ele o nervosismo do fantasma do TCC e de um estágio. Fiz meu currículo, não fui aceita. Uma oportunidade de estágio apareceu em São Paulo, eu teria que prolongar a faculdade. Tomei a decisão que valia a pena tentar. 

Eu estava esperando a resposta do estágio, não saia o resultado, minha sala começou a correr atrás de prolongar a faculdade. Eu, louca de tudo, foi atrás com ele. Pedi para trancarem o TCC. Muitas pessoas falaram que era loucura, mas eu estava correndo atrás do que eu queria. O TCC trancado e eu sem saber se o estágio ia dar certo. Fui classificada no estágio e nada de me chamarem, o prazo se estendendo, o nervosismo crescendo. 

Então, agosto terminou e com ele uma grande tristeza: Minha prima faleceu depois de complicações no pós-parto. Uma tragédia. Minha família toda entristecida, o coração pesado. Fui tentando juntar os pedacinhos do meu coração, a saudade crescendo a todo instante, comecei a perguntar para Deus por que ela. Até que percebi que estava chegando perto de me revoltar com Deus, mas eu não poderia. Eu estava revoltada com a situação. A Bíblia diz que no mundo teremos aflições (João 16:33). Em um pedido de desespero, clamei para Deus que eu não me revoltasse. Deus é meu tudo, minha razão de estar aqui, como eu me revoltaria?

E foi aí que Deus trabalhou meu coração. Deus foi misericordioso. Ele compreender minha dor e me preencheu com seu amor. Deus me deu fome da sua Palavra, uma fome que nunca senti antes. Eu queria estar com Ele todos os dias. Em todo esse momento, eu só lembrava do versículo: "Quando sou fraco, então, é que sou forte." 2 Coríntios 12:16

Então, comecei a seguir várias pessoas cristãs no meu Twitter, minha timeline tornou-se muito mais saudável e edificante. Através de "webcrentes" conheci o aplicativo da Bíblia #YouVersion. Ali, encontrei diversos planos de estudos incríveis. Através do twitter, conheci as meninas do Florescer que vêm me abençoando muito nas conversas e estudos. Faz cerca de 90 dias consecutivos que leio a Palavra e leio estudos edificantes.

Através desses estudos, senti a vontade de me tornar uma mulher de oração. Comecei a orar por isso e Deus tem colocado muitas coisas em meu coração, diversos aprendizados, um prazer enorme em conversar com Ele, uma paz que excede todo entendimento (Filipenses 4:7). Tenho tanto para aprender ainda, mas estou feliz com o que aprendi esse ano. 

Em outubro, a empresa me chamou e meu coração estava em paz. As portas pareciam não querer abrir, mas eu orava e só continuava a tentar os processos do estágio. Foram longas viagens, ligações, diversos e-mails, documentos, conversas na graduação. O coração acelerado, mas eu estava tranquila no interior. Eu estava tentando até Deus dizer que não. Eu digo que aprendi verdadeiramente a descansar em Deus nesse período, eu não poderia fazer nada, e só ficava com a música do Baruk na cabeça: "É meu somente meu todo o trabalho, e seu trabalho é descansar em mim." 

Eu consegui entrar no estágio e vejo que Deus preparou tudo. O momento de entrar foi o mais correto. Deus sabia a hora que eu deveria estar ali, conhecendo meus colegas, aprendendo, crescendo profissionalmente. Ele quis me curar antes de entrar no estágio.

Tem momentos que o coração aperta de saudade da minha prima mais velha, mas quando eu olho para Jesus e Seu amor, eu me sinto em paz. 2019 não foi o melhor ano da minha vida, ele tem um gosto que varia entre o amargo e o doce. Mas eu cresci tanto como ser humano, profissional e cristã que finalizo grata. Grata por Deus não ter me desamparado, grata por Ele nos sustentar em um momento tão difícil, grata por Ele me amar tanto, mas tanto, grata por Ele acrescentar as pessoas certas na minha vida, grata por seu cuidado e carinho. Eu e Deus vivemos tanto esse ano que me coração transborda. Nesse ano, eu compreendi verdadeiramente minha identidade de Filha de Deus e Seu amor transbordante e estupendo. 

Espero grandes coisas e aprendizados com Deus, que meu amor e fé cresçam, que o foco seja sempre Jesus e que eu possa tocar a vida de outras pessoas com Seu amor.

E por que contar tudo isso? Eu que sou tímida? Não é para me vangloriar, não é para mostrar que sou exemplo de cristã, mas para contar o que Deus realizou na minha vida esse ano, para glorificar o nome de Jesus, Salvador e Senhor de todo o universo e para te dizer que nós nunca estamos sozinhos. Sabe quando você recebe um presente muito bom que quer mostrar para todos, então, meu presente é ter Deus na minha vida e eu gostaria de compartilhar essa alegria com você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações