Dica de Série: Mr. Sunshine



Finalizando nossa semana de aniversário, nada mais justo do que indicar um dorama! Eu havia comentado que Mr. Sunshine era um dos melhores doramas de 2019, e realmente ele foi. Sua história é tão boa que até hoje me comove. Por isso, vou contar para vocês sobre ela e espero que possam dar uma chance para essa obra-prima! 
A história é sobre o soldado Eugene Choi. Depois de ser afastado de seus pais escravos quando criança na Coréia, ele é levado aos Estados Unidos. Lá ele cresce e se torna um soldado renomado. Ao voltar para a Coréia em uma missão no início do Séc. XX, ele conhece uma filha de família aristocrata: Lady Ae-shin. A moça não é nada como ele esperava e os dois começam a desenvolver um relacionamento em uma Josean que tenta se tornar independente da colonização do Japão e domínio internacional. 

A série é baseada na história real de Josean tanto que o Exército dos Justos, extremamente citado na série, realmente existiu e lutou contra a dominação japonesa. Eu simplesmente amo séries que usam contextos históricos reais para contar uma história fictícia (vide meu TCC). Mr. Sunshine faz isso com tanta perfeição que você se apaixona e se pega pesquisando sobre a história de Josean. 

Tudo começa com Eugene, mas ao longo da série você vai conhecendo cada um dos outros personagens, tão cativantes quanto. Lady Ae-shin, Goo Dong-Mae, Hina, Kim Hee-sung. Os personagens são redondos, complexos, bem escritos e atuados. Quando a gente pensa que conheceu todas as facetas de um deles, descobrimos outra. Acompanhamos suas alegrias, descobertas, sofrimentos e suas atitudes mediante uma Joseon cada vez mais dominada pela Japão. Suas histórias são costuradas de forma leve e vão os aproximando aos poucos. Nenhum personagem está ali em vão, todos têm seu papel. 

A história em si é escrita pontuando cenas extremamente tristes (não vou mentir que a série não seja triste), dramas bem feitos sem ser melodramáticos, ação de deixar o coração na mão e alguns momentos de leveza bem colocados para nos alegrar. Essa união de características bem feitas tornam Mr. Sunshine o dorama incrível que é. Além das diversas camadas de histórias, de interpretação, reinterpretação. Detalhes que fazem a diferença.

A trilha sonora é linda demais (e enorme). Ela se encaixa perfeitamente com as cenas e faz nos aprofundar mais nos dramas de cada um. A fotografia é um espetáculo. Em muitos momentos, você vai se perguntar se não está vendo um quadro. Acredito que essa seja exatamente a intenção. O trabalho com as cores como símbolo dos personagens, momentos, sentimentos é lindo demais. Os cenários, os figurinos são todos pensados com muita delicadeza. 

São 24 episódios muito bem pensados, trabalhados, que são realmente um deleite, um prazer ver. Mr. Sunshine é aquele tipo de série que te faz refletir sobre o audiovisual de um modo geral. E eu, como radialista, admito que ela é uma série para inspirar o fazer audiovisual. 

Depois de todo esse discurso sobre como Mr. Sunshine é maravilhosa, espero que você fique com vontade de ver e goste tanto como eu! Vou deixar a ficha técnica e o trailer para dar mais vontade em você. Se eu fosse você, aproveitaria e começaria hoje mesmo! 

Ficha Técnica:
Nome original: Miseuteo Shunshain
Nº de episódios: 24 com cerca de 60 minutos.
País de Origem: Coréia do Sul.
Língua: Coreano/ Inglês/ Japonês (Você ver dublado se quiser).
Onde ver: Netflix.
Gênero: Drama, Romance, Ação, Histórico.
Elenco: Lee Byung-Hun, Kim Tae-ri, Byun Yo-Han, Yoo Yeon Seok, Kim Min-jung.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenho: Fadas das Estações